sobre o cancro

O que é o Cancro?


Uma neoplasia (ou tumor) é uma lesão com origem na proliferação não controlada de células, as unidades elementares que constituem os vários tecidos do organismo humano. Esta proliferação descontrolada leva a uma acumulação progressiva das células alteradas, conduzindo à formação de um nódulo ou massa tumoral, a qual pode ser visível ou palpável, quando superficial, ou apenas detectável por métodos de imagem (por exemplo a ecografia, a TAC, etc.).


As neoplasias são bastante heterogéneas, mas de uma forma simplificada podem ser divididas em dois grandes grupos: as neoplasias benignas e as neoplasias malignas (também designadas por CANCRO). As neoplasias benignas não implicam, em regra, um risco de vida para o doente. Pelo contrário, as neoplasias malignas são potencialmente fatais dado possuírem, em grau variável, a capacidade de invadir e destruir o local onde têm origem e as regiões adjacentes, assim como se disseminarem à distância, através da corrente linfática e sanguínea, originando as metástases (por exemplo nos gânglios linfáticos, pulmões, ossos e cérebro).


Dependendo da célula e tecido de origem, existem numerosos tipos de cancro, cujo comportamento clínico e tratamento são bastante diferentes. Por esse motivo, o Cancro não pode ser encarado como uma única doença, mas sim como múltiplas doenças.